16 agosto 2012

Juliana Mingione: Síndrome de Peter Pan


Alguns dias eu acordo desejando voltar uns 15 anos no tempo e ser criança de novo. Aquele tempo em que você acordava sem despertador e sua única preocupação no dia era se teria sobremesa no almoço.

Às vezes enche bem o saco ser adulto, ter horário pra acordar, pra trabalhar, ter um monte de responsabilidades, levar o carro pra lavar e fazer o Controlar, comprar comida pro cachorro, lembrar de marcar o dentista, pagar a conta do celular a tempo antes que eles bloqueiem a sua linha DE NOVO, lembrar de comprar o presente de aniversário da sua mãe e não esquecer da lembrancinha do dia dos pais.

Uffa…é tanta coisa que falta tempo pra a gente poder ir pro parque brincar de andar de skate com a cabeça limpa. Fica cada vez mais difícil deitar a cabeça no travesseiro e a única lista de coisas que passa na sua mente ser “não se esquecer de lembrar a mamãe de comprar minha Barbie nova”. E quando seu único problema amoroso era se o seu namoradinho ia pegar na sua mão no dia seguinte?

Quando foi que as coisas ficaram complicadas? Quando foi que surgiu o sexo pra deixar as coisas mais confusas (às vezes) e a lista de pendências do dia com mais de 20 “To Do’s”? Quando foi que as tardes alegres de brigar com a minha prima porque ela comeu a minha batata-frita foi substituída por discussões sobre prazos, viabilidades e valores de orçamento? E quem foi que estipulou que quando você vira adulto, você não pode mais ser criança? E não pode mais fazer nada errado ou ter preguiça de levantar da cama? Quem falou que só porque você tem 24 anos, que você não pode começar a aprender a andar de bicicleta, levar um monte de tombo e sair por aí orgulhoso mostrando suas ‘novas cicatrizes’ como se você fosse o mais radical dos seres humanos?

Às vezes, virar gente grande cansa e tudo que você quer é chegar em casa e ganhar colo, cafuné, comida na cama, assistir desenho na TV e poder dormir até acordar sozinha.

Sou a favor de pessoas meio adultas e meio crianças. Pessoas que sabem ser serias quando é preciso e soltar seu lado desajeitado quando não é exigida muita seriedade. É importante ter esse equilíbrio na vida para não nos tornarmos uma pessoa chata, massante e…tão adulta!

Vamos separar um dia do final de semana pra ir tomar sorvete no parque sem se preocupar em derrubar na roupa nova? E sair de allstar por aí, fazer piquenique no parque e conversar sobre coisas efêmeras sem ser julgado. Cantar sua música preferida passeando rua sem ter vergonha e dançar, mesmo sendo desajeitado, sem medo do que vão pensar.

Eu sofro da síndrome de Peter Pan constantemente. E que atire a primeira pedra quem nunca passou por isso…

_________________________________________________________________________

Texto original: Juliana Mingione – Síndrome de Peter Pan
A Ju é – em suas próprias palavras – uma publicitária inconstante movida a paixão, preguiça e vontade de conhecer o mundo. E é também uma das melhores escritoras que eu conheço. Sim, conheço, pois ela por acaso é irmã de uma super amiga minha. Seu blog, Vai ficar assim, então, conta um pouco de tudo: suas descobertas, sonhos e devaneios.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...